Atividades

Operários na vinha do Senhor, embora os clérigos de Virgo Flos Carmeli exerçam seu ministério principalmente junto aos fieis membros ou cooperadores dos Arautos do Evangelho e associações que comungam do mesmo carisma, sempre estão dispostos a auxiliar outros irmãos no sacerdócio em diversos lugares do mundo.

Em São Paulo, por exemplo, os clérigos Arautos atendem confissões todos os sábados pela tarde na Paróquia de São Gonçalo, benzendo.jpgpróxima à Catedral de Sé.

Pe. Caio Newton de Assis Fonseca, EP, é pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Diocese de Bragança Paulista, localizada na Serra da Cantareira na Zona Norte da Região Metropolitana de São Paulo. Os clérigos Arautos também auxiliam os párocos de várias Igrejas da Grande São Paulo.

Em diversos lugares do Brasil e do mundo celebram as comunhões reparadoras dos primeiros sábados, durante as quais os fieis podem cumprir o pedido de Nossa Senhora em Fátima.

As direções dos hospitais da Capital Paulista, que oferecem assistência religiosa aos pacientes, solicitam aos sacerdotes de Virgo Flos Carmeli que prestem o consolo aos familiares e os sacramentos aos doentes.

Na vida comunitária, costumam celebrar cotidianamente a Missa matutina e vespertina. Também foi instaurado um horário diário para as confissões dos fieis pertencentes aos Arautos do Evangelho que o queiram como também aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora das Graças na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Caieiras.

Os clérigos arautos formam-se como mestres e doutores de teologia, filosofia e direito canônico em diversas universidades pontifícias esparsas pelo orbe. O estudo visa a formação de seus futuros membros que se preparam ao sacerdócio no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista e no Instituto Teológico São Tomás de Aquino assim como os professores dos Institutos teológicos e filosóficos localizados em outros lugares do mundo.

Desta intensa vida acadêmica, estes clérigos adquirem capacitação para escrever artigos e livros que são publicados pela Editora Lumen Sapientiae ou através das páginas web pertencentes aos Arautos do Evangelho. A Revista Arautos do Evangelho, por exemplo, em tiragem mensal, é a maior revista católica do Brasil e uma das maiores do mundo.

Esta forma de agir é idêntica em quatorze cidades de norte a sul do Brasil, nas quais os sacerdotes de Virgo Flos Carmeli atuam nos Centros Juvenis dos Arautos do Evangelho a fim de ministrar os sacramentos e completar através da palavra de Deus a formação daconfissao.jpg juventude brasileira.

Esta ação nos centros de formação juvenil não se restringe à Terra de Santa Cruz. Em diversas cidades de países da como Moçambique, Canadá, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile, Argentina, Espanha, Portugal e Índia, formam a sociedade de amanhã através de uma ação especialmente dirigida aos jovens. Entrementes, os clérigos arautos também auxiliam os bispos diocesanos e os párocos dos lugares em que estão instalados os centros juvenis tanto nas atividades eclesiais, como na administração dos sacramentos.

Alguns clérigos de Virgo Flos Carmeli atuam no Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbíos, localizado em plena floresta amazônica equatoriana. Outros sacerdotes atuam na coordenação dos mailings que enviam correspondências a milhões de famílias do mundo procurando fomentar a devoção mariana e a participação eclesial dos fieis.

Objetivo principal do ramo sacerdotal - como afirmam as constituições aprovadas pelo Sumo Pontífice - os clérigos exercem seu ministério nas casas de Virgo Flos Carmeli e outras associações da família de almas dos Arautos do Evangelho, celebrando missas, atendendo confissões e provendo a formação humana e espiritual dos numerosos aspirantes que habitam nas casas de formação sacerdotal, e que visam consagrar-se ao serviço de Deus e da Igreja.