Menu

Dominicanos iniciam duplo jubileu de São Tomás de Aquino

As celebrações são por dos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja e pelos 750 anos de sua morte.

Redação (02/02/2023, Gaudium Press) A Ordem dos Dominicanos iniciou no dia 28 de janeiro a celebração de um duplo jubileu por ocasião dos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja (celebrados no dia 18 de julho de 2023), e pelos 750 anos de sua morte (que se completará no dia 7 de março de 2024).

São Tomás continua a ser um excelente modelo e mestre para nós

“Como Doutor da Igreja, São Tomás continua a ser um excelente modelo e mestre para nós hoje. Como notou São Paulo VI, o Doutor Angélico concebeu ‘a relação entre toda a ordem criada e a ordem das verdades religiosas e especialmente da mensagem cristã’ não em termos de oposição, mas de certa harmonia ordenada”, recordou o Mestre da Ordem, Frei Gerard Francisco Timoner III, OP, através de uma mensagem.

O superior dos Dominicanos destacou, aos religiosos e fiéis que participarão das festividades jubilares, que seguirão até o dia 28 de janeiro de 2025, que a Santa Sé concedeu uma indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações eucarísticas organizadas pela Família Dominicana em suas igrejas e escolas, e realizarem peregrinações às igrejas, santuários e oratórios sob seu patrocínio.

 

Indulgência plenária aos fiéis e religiosos que participarem das celebrações

“Em fiel fidelidade a São Domingos, que falava com Deus (oração) ou sobre Deus (pregação), São Tomás enunciou um modo de manter em fecunda tensão as dimensões contemplativa (estudo e oração comum) e apostólica de nossa vida dominicana: frutos da própria contemplação”, ressaltou o Frei Gerard Francisco.

Por fim, exortou aos religiosos da Ordem para que forneçam a catequese necessária sobre o significado da indulgência, assim como as condições prescritas pela Santa Madre Igreja para sua digna recepção: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. “Que a nossa celebração do duplo jubileu da vida de São Tomás nos impulsione a servir a Deus e à Igreja com grande dedicação e profunda humildade”, concluiu. (EPC)