Institutos de Filosofia e Teologia

O Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) pertencem à Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Foram erigidos canonicamente na diocese de Bragança Paulista no dia 15 de agosto de 2005, e gozam de personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade dos Institutos é, de forma particular, de promover a formação filosófica e teológica dos candidatos ao sacerdócio da Sociedade Virgo Flos Carmeli.

Ambos os Institutos têm suas instalações junto à Casa de Formação Sacerdotal São Tomás de Aquino, da Sociedade Virgo Flos Carmeli, na aprazível Serra da Cantareira, na grande São Paulo, Brasil, local de amplos horizontes, nos quais reina o silêncio conveniente para o estudo e a reflexão.

O IFAT concede o bacharelado canônico em Filosofia por estar afiliado à Faculdade de Filosofia da Università Pontificia Salesiana, de Roma, desde 2014. Por sua vez, o ITTA está afiliado à Faculdade de Teologia da Universidad Pontificia Bolivariana, de Medellín, Colômbia, desde 2011, e concede o título de bacharelado canônico em Teologia.

Os Institutos foram estruturados segundo as normativas emanadas pela Congregação para a Educação Católica, inclusive adaptando o biênio filosófico para um triênio, antes mesmo da Reforma dos estudos eclesiásticos de Filosofia de 2011.

Plano de Curso do Instituto Filosófico Aristotélico - Tomista

Se deseja conhecer o ementário do triênio filosófico do IFAT

Plano de Curso do Instituto Teológico São Tomás de Aquino

Se deseja conhecer o ementário do quatriênio teológico do ITTA

Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli

Endereço: Rua Avaí, 430 / Santa Inês / Caieiras-SP, Brasil
CEP: 07733-005
Telefone: (55-11) 2971-9048

×
×

Carrinho