Menu

Padre Mauro Mantovani é o novo prefeito da Biblioteca Apostólica

A Biblioteca Apostólica do Vaticano abriga mais de 1.600.000 livros impressos, a maioria dos quais são obras raras e antigas.

Cidade do Vaticano (14/02/2023, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Padre Mauro Mantovani como novo prefeito da Biblioteca Apostólica, uma das mais antigas instituições do Vaticano. O sacerdote, que sucede Cesare Pasini, ficará responsável por um acervo de tesouros documentais constituído por documentos com mais de seis séculos de história.

Breve biografia do Padre Mauro Mantovani

Nascido no dia 3 de janeiro de 1966 em Moncalieri, próximo de Turim, no Piemonte (Itália), Mauro Mantovani ingressou na Ordem dos Salesianos no final dos anos 80, emitindo os primeiros votos em 1986 e sendo ordenado sacerdote em 1994.

Obteve doutorado em filosofia e letras na Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha) em 2006. Cinco anos depois, em 2011, concluiu seu doutorado em teologia tomista na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino-Angelicum em Roma.

Desde 2007 é professor titular da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, onde ocupou os seguintes cargos: Decano da Faculdade de Filosofia; Reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social; vice-reitor e reitor da universidade.

Atualmente é membro da Pontifícia Academia de Santo Tomás de Aquino e do Comitê Científico da Agência de Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas da Santa Sé.

 

Biblioteca Apostólica do Vaticano

Fundada durante o Renascimento, institucionalizada em 1475 sob Sisto IV, a Biblioteca Apostólica do Vaticano abriga mais de 1.600.000 livros impressos, a maioria dos quais são obras raras e antigas, incluindo mais de 8.600 incunábulos.

Em seus 54 quilômetros de estantes, encontram-se preciosos manuscritos das coleções dos condes palatinos do Reno, da rainha Cristina da Suécia, convertida ao catolicismo, ou de famílias ilustres da Urbs, como os Borgheses e os Barberinis.

A Biblioteca Apostólica é um insígne instrumento da Igreja para o desenvolvimento e difusão da cultura, em apoio à atividade da Sé Apostólica. Ela tem a tarefa, através de suas várias Seções, de coletar e preservar um patrimônio extremamente rico de ciência e arte e torná-lo disponível aos estudiosos em busca da verdade. (EPC)

 

Notícia original: https://gaudiumpress.org/content/dom-mauro-mantovani-e-o-novo-prefeito-da-biblioteca-apostolica/