Um pouco de história...

A origem do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) e do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) remonta à década de 1970, quando um grupo de jovens iniciou uma experiência de vida comunitária, constatando a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma formação teológica profunda.

Foi então que, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, ainda leigo, recorreu a reconhecidos expoentes da Filosofia, da Teologia e do Direito Canônico, especialmente catedráticos de Salamanca: Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., Pe. Esteban Gómez O.P., Pe. Antonio Royo Marín O.P., Pe. Teófilo Urdánoz O.P., Pe. Armando Bandera O.P., Fr. José Mateos y García de Paredes O.P., entre outros. Assim, desde os seus primórdios os estudos tiveram uma preponderante influência dominicana.

Constituiu-se, assim, o programa de formação denominado Curso São Tomás de Aquino, que ao longo dos anos foi sendo aprimorado, proporcionando uma rica bagagem intelectual para a futura criação dos Institutos.

Em vista da constituição da Sociedade Virgo Flos Carmeli, foi necessário realizar as adequações necessárias no programa de estudos, procedendo-se à ereção canônica dos dois Institutos de ensino superior: o IFAT, que oferecia um biênio filosófico, e o ITTA, o quatriênio teológico, no ano de 2005.

Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli

Endereço: Rua Avaí, 430 / Santa Inês / Caieiras-SP, Brasil
CEP: 07733-005
Telefone: (55-11) 2971-9048

×
×

Carrinho