Menu

Vivarium Novum: academia dedicada ao ensino imersivo do latim

Localizado próximo a Frascati, na Itália, uma construção em estilo renascentista italiano chama atenção por sua beleza e abriga uma instituição de ensino bastante singular

Redação (24/11/2023, Gaudium Press) O prédio, conhecido como Villa Falconieri, abriga a Academia Vivarium Novum, um estabelecimento educacional que oferece uma imersão do latim e do grego antigo. A Academia, por enquanto, destinada apenas a homens, recebe jovens com idades entre 16 e 25 anos de diversas partes do mundo, por um período de um ano.

Os estudantes têm um ano letivo intenso no qual se comunicam exclusivamente em latim ou grego antigo para os mais avançados. Durante o ano letivo, os jovens abandonam o uso de celulares e outros dispositivos, dedicando-se ao estudo de autores clássicos como Sófocles, Cícero e Platão.

O ritmo acadêmico é intenso, com aulas de letras latinas, métrica e seminários de leitura preenchendo o dia, intercalados com partidas de tênis de mesa. Os resultados são animadores, com alunos se expressando com facilidade em apenas um mês.

Os alunos, cuidadosamente selecionados, compreendem rapidamente a oportunidade única que têm em estudar gratuitamente na Academia. A academia é financiada por meio de doações, pelo trabalho da editora afiliada e pelos cursos de verão oferecidos ao grande público.

Vivarium Novum é a última representante deste método de ensino, contudo, os diretores da Academia têm pretensões de reunir as outras vilas da região para criar um campo global do humanismo, um centro de estudo dos clássicos greco-latinos e uma biblioteca comum.

Porém, Vivarium Novum é muito mais do que uma escola dos clássicos latinos; ela ensina seus alunos a pensarem. A Academia funciona como um observatório do mundo moderno, incitando a reflexão crítica. Com efeito, o ambiente isolado e a influência da sabedoria antiga incentivam um pensamento analítico da sociedade moderna, dominada pela tecnologia e pela superficialidade.

As diversas origens culturais e regionais dos alunos favorecem a descoberta de pontos comuns na língua latina e reforçando assim os laços de humanidade. Ao término do ano letivo, muitos alunos do Vivarium Novum criam grupos de estudo do latim e dedicam-se ao ensino da língua em universidades ao redor do mundo, como na Alemanha, Austrália ou América Latina. (FM)

Com informações do Le Figaro

Notícia original: https://gaudiumpress.org/content/vivarium-novum-academia-dedicada-ao-ensino-imersivo-do-latim/