Menu

Formação da juventude: Projeto Futuro e Vida e Seminário Menor

Redação (14/11/2011, Virgo Flos Carmeli) Uma das melhores maneiras de aumentar a virtude da Fé é crescer no conhecimento das verdades reveladas. Para tanto, é indispensável o estudo da teologia, como também da filosofia, pois esta última nos dá base para melhor aprofundarmos na ciência da sacra doctrina. Porém, de que adiantaria alguém possuir um cabedal enorme de doutrinas se a própria Fé não redundasse em obras? “Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2, 26). É preciso, pois, que ponhamos “em justo equilíbrio coração e intelecto[1]”. Porque igualmente como a fé sem obras é estéril (cf. Tg 2, 20), o intelecto sem o coração não produz frutos. ESCOLA

Assim, os alunos do ITTA e IFAT, para colocar tal ensinamento em prática,  além de ilustrarem suas mentes nos estudos teológicos e filosóficos, auxiliam nas atividades do chamado “Projeto Futuro & Vida”.

 

Por meio de uma proposta cultural, o “Projeto Futuro & Vida”, em parceria com as famílias, quer oferecer às novas gerações de adolescentes e jovens a alegria da prática das virtudes, para que, com retidão, formem um mundo melhor. Esta atividade cultural-humanitária tem por objetivo, resgatar valores e fazer do aluno um referencial de bom exemplo entre os demais, através de uma boa ocupação, a fim de melhorar o rendimento escolar e a integração social, proporcionando, assim o desenvolvimento do talento que cada um traz consigo.

Com esse intuito, o Projeto Futuro e Vida  − de comum acordo com a diretoria – dirige-se aos ambientes onde os jovens se encontram: os colégios. Aí, além do concerto musical, há uma encenação teatral e demonstração de artes marciais, tudo com uma lição moral de fundo de quadro. Ao término, são sorteados vários alunos para freqüentarem durante alguns meses um curso de formação na casa dos Arautos. Cada família deve tomar a iniciativa de procurar os Arautos para pedir a inscrição do filho.

Motivar o jovem a desenvolver o gosto pela cultura e a natureza, por meio de um ensino vivo e rico em ética, história e cidadania é o objetivo das atividades em nossas casas. É necessário mostrar que ter a mente sã e o corpo sadio é a solução para vencer os desafios de nossos dias, e que o esporte, as artes cênicas e a música constituem uma excelente opção. “É preciso ocupar os jovens com as atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das ideias sadias, pois onde há desocupação, aí está o perigo. Queremos a salvação da juventude”.[2]

É partindo desta ampla perspectiva que, durante todos os finais de semanas e feriados ao longo do ano, os alunos do ITTA e IFTA contribuem assiduamente com o “projeto Futuro & Vida”, visando a aproximação dos jovens com a arte e a cultura, num ambiente familiar, alegre, de caridade fraterna e de bons costumes, convidando-os a pôr em prática esses valores na sociedade.

Entretanto, devido a esse forte zelo pela boa formação da juventude, os estudantes do ITTA e IFTA desempenham um papel fundamental também na evangelização dos jovens do Seminário menor São Tomás de Aquino, situado na cidade de Caieiras, apoiando-os ativamente em sua formação moral e religiosa, além de ajudá-los a discernir, cada vez mais, o próprio chamado, e fazendo-os amar os verdadeiros princípios que orientarão suas vidas. Deixá-los conscientes da obrigação de alcançar a santidade com uma sólida vida interior, centrada na Eucaristia num entranhado e profundo amor à Virgem Maria, é um de seus objetivos. A recitação do rosário e a celebração da liturgia das horas e as leituras espirituais clássicas, têm  lugar preponderante no dia-a-dia de todos nós.

Com o apoio da família e a ajuda de alguns seminaristas maiores, que auxiliam o reitor e professores, os jovens do seminário menor dos Arautos do Evangelho de várias partes do mundo, que sentiram em si a vocação de servir a Santa Mãe Igreja mais de perto, consagram-se devotamente aos estudos científicos como também às matérias introdutórias à filosofia e à teologia, com vistas a ingressarem futuramente no seminário maior. Sem esquecer, no entanto, da enorme vivacidade que cada jovem leva em si, somamos a essas atividades esportes, jogos sadios, peças teatrais e reuniões sobre temas diversos da cultura e da história.

É nesse ambiente que, diariamente, os estudantes do ITTA e IFAT podem, de modo apropriado à sua faixa etária, difundir os conhecimentos adquiridos nas aulas dos cursos de Teologia e Filosofia. Pois sabemos que, embora a teologia e filosofia sejam, sobretudo, ciências especulativas, são também práticas. São essas as razões que nos levam a trabalhar nesses dois setores da formação da juventude e a dizer como o Apóstolo: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16).

Lucas Alves Gramiscelli


[1] BENTO XVI. Carta aos seminaristas. 18 de Outubro de 2010. http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/letters/2010/documents/hf_ben-xvi_let_20101018_seminaristi_po.html.

[2] Mons. João Scognamiglio Clá Dias. Conferência sobre o apostolado com a juventude. 24 mar. 2007. Arquivo ITTA.