Menu

Quem somos

A Sociedade Virgo Flos Carmeli é uma sociedade clerical de vida apostólica, fundada por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, que recebeu a aprovação pontifícia pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no dia 21 de abril de 2009.

Identidade

A Sociedade comunga do mesmo carisma da Associação Privada de Fiéis Arautos do Evangelho, associação canônica de Direito Pontifício, aplicado às especificidades da vocação sacerdotal, com suas próprias Constituições e autonomia de governo. 

A Sociedade está composta por membros que, após longa experiência de vida comunitária, receberam o chamado ao sacerdócio com o fim de melhor empreender a atividade evangelizadora.

Fazem parte dela, também, alguns membros que, mantendo o estado leigo, colaboram nas várias atividades da vida apostólica.

Todos eles assumem os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência por meio de votos privados, e dedicam especial empenho à sacralização dos valores da esfera temporal, penetrando-os com o espírito do Evangelho e, na esfera espiritual, empenhando-se na santificação das almas, procurando levá-las à perfeição.

Aprovação Pontifícia

A Sociedade Virgo Flos Carmeli foi fundada por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, tendo sido erigida pelo então bispo diocesano de Avezzano, Itália, Dom Lucio Angelo Maria Renna, O.Carm., a 15 de junho de 2006.

Posteriormente, a Sociedade foi transferida para a Diocese de Bragança Paulista, no Brasil, e recebeu do Papa Bento XVI sua aprovação pontifícia em 2009.

Para a obtenção da aprovação pontifícia da Sociedade, Dom José Maria Pinheiro, Bispo Diocesano de Bragança Paulista naqueles anos, expôs em missiva, enviada em fevereiro de 2009 ao Emmo. Cardeal Franc Rodé, CM, então Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, como os membros de Virgo Flos Carmeli possuíam uma longa experiência de vida comunitária e de consagração às atividades evangelizadoras, com os compromissos pessoais de castidade, pobreza e obediência.

Por outro lado, o grande desenvolvimento da Sociedade tinha alcançado tal amplitude que se tornava impossível alargar sua solicitude para além das fronteiras da Diocese de Bragança Paulista. Assim, a ereção pontifícia da Sociedade constituiria a assimilação de um status de fato por um de direito.

Ao pedido de Dom José Maria Pinheiro somou-se o de dezenas de outros irmãos no episcopado, solicitando ao Sumo Pontífice a aprovação pontifícia de Virgo Flos Carmeli. Assim, a Sociedade Virgo Flos Carmeli recebeu a aprovação pontifícia concedida pelo Papa Bento XVI na audiência do dia 4 de abril de 2009 ao Emmo. Cardeal Franc Rodé.