Menu

Recente, mas profunda amizade…

Redação (30/07/2010, Virgo Flos Carmeli) Nesta Sexta-feira, dia 30 de julho, D. Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os textos legislativos, concelebrou uma solene Eucaristia na Igreja do Seminário, com Mons. José Aparecido Gonçalves de Almeida, brasileiro promovido recentemente ao cargo de subsecretário desse mesmo dicastério.

Os dois ilustres prelados da Cúria Romana estiveram no Brasil por ocasião do tradicional Congresso Internacional de Direito Canônico no Rio de Janeiro.

Passando por São Paulo, honraram o Seminário São Tomás de Aquino com sua presença e a celebração da Santa Missa.

Na homilia, Dom Francesco ressaltou a inesperada alegria de encontrar a Igreja do Seminário repleta de Arautos. Aplicou a liturgia do dia que tratava do encontro com Jesus, e da guarda do tesouro ao abandono de tudo por amor a Ele: “Quem encontra a Jesus, encontra um tesouro e não hesita em deixar tudo”.

Estimulou os Arautos e seminaristas ali presentes a anunciar este tesouro por todo o mundo. Transmitir a boa nova do Evangelho “com beleza, delicadeza, amabilidade e sorriso”.

Ao final da cerimônia, o Pe. Alex de Brito, EP agradeceu a amável visita e ressaltou as qualidades dos dois ilustres prelados. “Recente, mas profunda amizade” – foi assim que o sentimento entre o celebrante e os Arautos. Dom Coccopalmerio, pediu então a oração de todos os presentes: “Para que o Senhor me ajude a fazer bem o Seu trabalho”.

Dom Francesco Coccopalmerio, Arcebispo italiano, é presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos no Vaticano. Nasceu em San Giuliano Milanese (1938), tendo sido ordenado sacerdote em 1962.

Em 8 de abril de 1993 foi eleito bispo-auxiliar de Milão. Nomeado em 2007 pelo Papa Bento XVI, passou a exercer o cargo de Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Mons. José Aparecido Gonçalves de Almeida, da diocese de Santo Amaro, São Paulo, foi nomeado em junho de 2010, por Bento XVI, como sub-secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

O Pontifício Conselho para os Textos Legislativos é responsável por interpretar as leis da Igreja e examinar os decretos gerais dos organismos episcopais, conferências e concílios particulares, além de prestar auxílio técnico-jurídico para outros dicastérios.

Millon Barros de Almeida – 3º ano teologia